A inovação no ensino é um tema bastante discutido no mundo e que vem ganhando bastante destaque no Brasil nos últimos tempos. Estamos vendo, principalmente em São Paulo, a inauguração e a renovação de diversas escolas que buscam inovar metodologias, ferramentas e processos.

Fizemos uma análise das características dessas escolas inovadoras e os desafios que elas encaram neste processo de mudança.

Image for post
Image for post
Paredes móveis na Wish School, que flexibilizam o uso dos espaços internos da escola. Projeto de arquitetura: Grupo Garoa. Foto: Pedro Napolitano Prata. Fonte: www.grupogaroa.com

A primeira característica a ser destacada é a integração entre os espaços. Podemos falar desta integração em 3 diferentes níveis:

A. entre os espaços internos da escola (salas de aulas, bibliotecas, laboratórios…);
B. entre o espaço interno e externo da escola (salas de aula e parques…);
C. entre a escola e a cidade (praças, parques e museus…)

CLIQUE AQUI E LEIA GRATUITAMENTE O ARTIGO COMPLETO COM DETALHES E EXEMPLOS SOBRE CADA UM DOS NÍVEIS DE INTEGRAÇÃO

Image for post
Image for post
Biblioteca do ensino infantil da escola Anglo 21. O desenho simples e inteligente dos móveis modulares facilita a circulação pelo ambiente e permite a criação de diferentes áreas dentro de um mesmo espaço. Interiores e mobiliário: Novidário Foto: Lucas Colebrusco

Outra característica recorrente nessas escolas é a flexibilidade do mobiliário e do layout dos espaços.

Com a necessidade de ambientes cada fez mais integrados e flexíveis, o mobiliário precisa facilitar as mudanças do dia-a-dia, caso contrário elas simplesmente não acontecerão na prática. Modularidade é uma questão chave para a transformação dos ambientes com facilidade e segurança.

VEJA EXEMPLOS DESTA FLEXIBILIDADE NO ARTIGO COMPLETO SOBRE ESCOLAS INOVADORAS. CLIQUE AQUI E PARA FAZER O DOWNLOAD.

Exemplos de salas de aula com mobiliário mesclado no qual os alunos se acomodam de formas diferentes. Fonte da imagem: https://www.the74million.org/

As ideias são inovadoras, as propostas são interessantes, mas como colocar tudo em prática? Investir nas várias formas de aprendizado e respeitar o processo e tempo de cada aluno pode parecer muito bonito no discurso, mas na prática é uma dinâmica desafiadora.

A implementação de novos métodos e processos não acontece de um dia para o outro. Investir na formação dos professores é essencial, acompanhando a evolução de perto. É importante que professores e alunos entendam e estejam envolvidos no processo para que absorvam as novas ideias, explorando corretamente o potencial de cada novidade.

ENTENDA OS DESAFIOS DESTE PROCESSO E VEJA ALGUNS EXEMPLOS. CLIQUE AQUI PARA LER O ARTIGO COMPLETO.

SOBRE A NOVIDÁRIO

Image for post
Image for post

A Novidário nasceu em 2009 tendo como primeiro desafio desenvolver o mobiliário e montar os ambientes da Beacon School.

Acreditamos que o projeto de um móvel e até mesmo a sua disposição no ambiente são diretamente afetados pelos princípios da escola, filosofia, plano pedagógico. Sendo assim, desenvolvemos um processo de projeto com bastante ênfase em pesquisa e contextualização.

Temos em nosso portfolio projetos para escolas renomadas como Beacon School, Anglo 21, Global Me e Castanheiras.

Veja alguns dos projetos em nosso site novidario.com.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store